Buscar
  • pedrohenrique993

Análise - Como foi o 1º Turno da 'Bezinha'? E o que podemos esperar do 2º Turno? - Por Pedruvisk

Com o primeiro turno se encerrando nesta quarta (08), com a partida de Osvaldo Cruz X Assisense, o Campeonato Paulista Segunda Divisão de 2021 ainda promete fortes emoções aos times participantes.


(Imagens/Reprodução: Wikipédia/FPF/Sites oficiais dos clubes / Todos os direitos reservados).


Olá, sócios cooperados e amantes do futebol do estado de São Paulo! Hoje, conversaremos um pouco sobre as atuações dos 30 times participantes da 'Bezinha' de 2021. Ela é a competição mais disputada de todas da FPF, pois é a que conta com o maior número de equipes diferentes, de cidades distantes e que possui clubes tradicionais e estreantes no profissional. Amarre as suas chuteiras e #BoraDeAnálise! Regulamento

É sempre importar ressaltar o regulamento da competição para que não ocorra confusões e também como o sistema de disputa funciona. Os 30 clubes foram divididos em 5 grupos, com 6 participantes cada, de maneira regional, em disputa de turno e returno. As 3 equipes com o maior número de pontos em 10 jogos, classificam-se para a segunda fase, as oitavas de final, que serão os 16 clubes restantes, com seus confrontos sendo distribuídos da seguinte maneira, até as semifinais:


Oitavas de final:

1º Melhor Campanha X 16º Melhor Campanha

2º Melhor Campanha X 15º Melhor Campanha 3º Melhor Campanha X 14º Melhor Campanha

4º Melhor Campanha X 13º Melhor Campanha 5º Melhor Campanha X 12º Melhor Campanha 6º Melhor Campanha X 11º Melhor Campanha 7º Melhor Campanha X 10º Melhor Campanha 8º Melhor Campanha X 9º Melhor Campanha


Quartas de final:

1º Melhor Campanha X 8º Melhor Campanha 2º Melhor Campanha X 7º Melhor Campanha 3º Melhor Campanha X 6º Melhor Campanha 4º Melhor Campanha X 5º Melhor Campanha


Semifinal:

1º Melhor Campanha X 4º Melhor Campanha 2º Melhor Campanha X 3º Melhor Campanha

Final:

Vencedor Semifinal 1 X Vencedor Semifinal 2


Ao vencer as semifinais, a equipe já garante o direito de disputar o Campeonato Paulista A3 de 2022, além de poder disputar o título da competição da 'Bezinha' de 2021. O número de vagas para acesso é somente duas, ou seja, somente os finalistas garantem a sua participação no Paulistão A3 de 2022.


Espera aí, Pedruvisk...


Sim, eu sei! Você está se perguntando neste momento de quem será a 16º vaga das oitavas, visto que classificam somente 3 equipes de cada grupo, totalizando 15. Bom, eu explico:

Os clubes que terminarem em 4º lugar em seus grupos, entrarão em um ranking eliminatório. Aquele que tiver mais pontos entre os 5, garante a 16º Melhor Campanha. Os critérios de desempate são: Número de pontos, maior número de vitórias, maior saldo de gols, mais gols pró, menos gols contra e por último, se necessário, o menor número de cartões amarelos recebidos por equipe.


Os destaques do 1º Turno!

(Imagens/Reprodução: Wikipédia/FPF/Sites oficiais dos clubes / Todos os direitos reservados).


Uma aula de como se jogar futebol! Esses são o XV de Novembro e o Flamengo Guarulhos. A torcida não poderia esperar resultado melhor do que esse grande primeiro turno de ambos. O time de Jaú, tem 5 vitórias em 5 JOGOS! 100% de aproveitamento, dependendo somente de si mesmo para se classificar, com duas vitórias simples nos próximos dois jogos, garantindo 21 pontos e automaticamente, classificando-se para as oitavas de final. O XV de Novembro tem a melhor campanha geral no momento, com 15 pontos.

Em Guarulhos, o #TimeDaCidade não fica muito atrás. Junto ao XV de Novembro, tem a melhor defesa do campeonato, com somente 2 gols sofridos em 5 jogos. A situação do Flamengo ainda é mais fácil que a do time de Jaú, pois só precisa de uma simples vitória e um empate para se garantir na próxima fase. Tem a segunda melhor campanha geral do campeonato, com 13 pontos.


Em crescente na 'Bezinha'

(Imagens/Reprodução: Wikipédia/FPF/Sites oficiais dos clubes / Todos os direitos reservados).


São os times que possuíam grande expectativa no início do campeonato, mas que não começaram bem, mesmo com toda a sua tradição por trás. Todavia, Internacional de Bebedouro, Grêmio Prudente, Paulista e União Mogi conseguiram suas reabilitações nos últimos 3 jogos, conseguindo ao menos ocupar a quarta colocação de seus grupos, assim como ficaram próximos de seus líderes.

O grupo 1, que está bem equilibrado, a Internacional de Bebedouro possuí 8 pontos e ocupa a quarta colocação, apenas dois pontos atrás do líder, Taquaritinga. A promessa é de que buscará a liderança até o final do returno.

A situação do grupo 2, é um pouco diferente. Com o líder disparado, XV de Novembro, o Grêmio Prudente tem 5 pontos e ocupa também a quarta colocação. Todavia, mesmo que não alcance a liderança, uma vaga para as oitavas de final não parece algo distante, já que o terceiro colocado, Assisense, possuí 6 pontos e o VOCEM, segundo colocado, 8. A vaga depende somente do time da cidade de Prudente para continuar vivo na 'Bezinha'.

Já o Paulista contém certa tranquilidade no grupo 4. Distante do líder Flamengo Guarulhos, o clube ocupa a terceira colocação, com 5 pontos, ainda que com uma ressalva. Aguardando o resultado nos tribunais do jogo válido pela 3º rodada contra o Barcelona-SP, que resultou na sua não realização. A vitória da equipe de Jundiaí de 3x0 por W.O é esperada, visto que a ambulância para a partida não apareceu e a equipe de arbitragem realizou o seu protocolo de espera corretamente. Com a vitória confirmada, o Paulista se igualaria ao segundo colocado, Mauaense, e conseguiria confirmar sua vaga no mata mata de maneira mais tranquila.

Por último e rebuscando o protagonismo, o União Mogi tenta se classificar para a segunda fase. Com 7 pontos e ocupando a quarta colocação do grupo 5, a equipe realizará 3 jogos em casa, sendo um deles contra o pior time da competição, o Atlético Mogi. A tendência é que o clube possa ocupar a terceira posição, do rival Manthiqueira, que tem 8 pontos.


Foco, força e fé!

(Imagens/Reprodução: Wikipédia/FPF/Sites oficiais dos clubes / Todos os direitos reservados).


São equipes que iniciaram muito bem o campeonato, conseguiram uma quantidade significativa de pontos, mas que oscilaram nos últimos jogos, seja pela dificuldade do grupo, ou até mesmo, um dia de azar. Isso não quer dizer que são equipes descartadas do título, muito pelo contrário. Elas podem dar muito trabalho aos outros clubes que possuem maior tradição ou que estão em uma fase melhor.

Taquaritinga e Catanduva dividem a liderança do grupo 1, com 10 pontos, respectivamente, um pouco atrás, temos a equipe da Matonense, com 8 pontos, na terceira colocação. Os líderes já possuem três vitórias, um empate e uma derrota, enquanto a equipe de Matão tem duas vitórias, dois empates e uma derrota. A derrota sempre pode trazer um certo medo e desconfiança, mas nada que muito foco e concentração não resolvam. Se seguirem como seu primeiro turno, conseguirão a classificação sem maiores sustos.

Rio Branco, Independente de Limeira e São-Carlense fazem um ótimo trabalho no grupo 3, que até o momento, possuem as vagas de qualificação do grupo, respectivamente. Porém, o São Carlos corre por fora, buscando apenas um pequeno deslize de algum deles para entrar no G-3. Se esses clubes quiserem manter a sua vaga, devem continuar o seu trabalho do primeiro turno, buscando cada vez mais minimizar os erros.

Pelo grupo 4, uma campanha surpresa do Mauaense, vencendo duas de suas primeiras três partidas e empatando a outra. Chegando na quarta rodada, contra a equipe do Flamengo Guarulhos, viu sua invencibilidade e liderança do grupo serem tomadas pelo Corvo. Um empate contra o Paulista em casa na rodada final do turno, fez a equipe de Mauá abrir os olhos e os deixarem bem atentos, que, mesmo com 8 pontos, Paulista, Caieiras e Guarulhos GRU podem tomar a sua vaga de qualificação. A sede de bons resultados novamente é a expectativa da torcida, que deseja o acesso novamente.

Finalizando as equipes que precisam de "Foco, Força e Fé", o grupo 5 nos traz 3 equipes que disputam ponto a ponto a sua manutenção. Mauá e União Suzano, ainda invicto e ambos com 11 pontos, brigam pela liderança, seguido por Manthiqueira, com 8 pontos, que é o clube que corre mais risco de perder a sua qualificação no atual momento, visto a crescente do União Mogi. Portanto, a concentração é um fator crucial para continuar vivo na competição.


Sinal Amarelo

(Imagens/Reprodução: Wikipédia/FPF/Sites oficiais dos clubes / Todos os direitos reservados).


O que seria o sinal amarelo? Ele nada mais é a relação aos clubes que conquistaram pontos importantes no início da competição, mas agora, estão vivendo uma má fase. Se não tomarem cuidado, correm grandes riscos de ficarem de fora do G-3, ou até mesmo, da melhor quarta campanha geral.

Pelo grupo 2, VOCEM, Assisense e Osvaldo Cruz lutam pelas duas vagas restantes. Como se não bastasse o XV de Novembro na liderança isolada, o Grêmio Prudente vem em grande crescente. Quatro equipes para duas vagas, essa a embolada e complicada situação deste grupo 2.

O São Carlos, que começou com duas vitórias e um empate no grupo 3, agora vê seu principal rival assumir a terceira colocação, o São-Carlense, junto com a invencibilidade do Independente de Limeira e a boa campanha do líder Rio Branco. O clube não vence há 3 rodadas e se quiser conquistar uma vaga, deve voltar aos caminhos da vitória o mais rápido possível.

Estreando nas competições profissionais da FPF em 2021 e somente com um ano de fundação, o Colorado Caieiras fez um bom inicio de campeonato, todavia, em cinco rodadas a equipe trocou de técnico 3 VEZES! Talvez isso seja um recorde na história do futebol, mas se o clube quiser continuar na briga pelo acesso em sua estreia, vencer as partidas contra as equipes relativamente mais fracas do grupo (Barcelona-SP e Guarulhos GRU) pode ser a alternativa para, quem sabe, conseguir ao menos a quarta melhor campanha geral.

Pelos lados de Suzano, preocupação da torcida do ECUS. O clube começou com vitória no campeonato, mas desde então, empatou uma vez e perdeu as outras três. Vendo seus rivais com a vantagem de pontos extensa, uma eliminação precoce pode vir para o time, que não vence há quatro partidas.


Sinal Vermelho


(Imagens/Reprodução: Wikipédia/FPF/Sites oficiais dos clubes / Todos os direitos reservados).


Definitivamente, é a parte mais triste e melancólica das torcidas, ao ver o seu clube no sinal vermelho. Alguns, ao final do primeiro turno, estão praticamente em busca de um milagre para se classificar. De todos, os com maiores chances de qualificação são o Guarulhos GRU, com 5 pontos e o Mogi Mirim, com 4 pontos.


Os ademais, ocupam as últimas colocações de seus grupos, sem algum esboço de melhora. Futebol é e sempre será uma caixinha de surpresas, porém para muitos, a eliminação destes clubes já está consolidada. Fernandópolis possui 3 pontos no grupo 1, a frente somente do América-SP, com 1 ponto. O Assisense, na lanterna do grupo 2, também com 1 ponto, não demonstra quaisquer sinal de reação imediata. Pelo grupo 3, o lanterna é o Itapirense, com 2 pontos somente. No grupo 4, o Barcelona/SP só pontuou somente uma vez, seguindo na quinta colocação, assistindo seus rivais brigarem ponto a ponto por uma vaga. Finalizando o sinal vermelho e com a situação mais triste de todas, temos o Atlético Mogi. Sua última vitória oficial foi em 2017, contra o Real Cubatense, por 1x0. Desde então, foram 26 jogos, 24 derrotas e dois empates na 'Bezinha'. Na participação deste ano, foram 5 derrotas consecutivas. Um triste recorde para a equipe da cidade de Mogi das Cruzes.


Simulação - Como seriam as Oitavas de Final se o campeonato terminasse hoje?

(Imagens/Reprodução: Wikipédia/FPF/Sites oficiais dos clubes / Todos os direitos reservados).


Se o campeonato terminasse da maneira atual, teríamos grandes clássicos logo nas oitavas de final. Com as 16 melhores campanhas, o chaveamento ficou da seguinte maneira:

XV de Novembro X Paulista de Jundiaí

AA Flamengo Guarulhos X Assisense

Mauá X Internacional de Bebedouro*

USAC X VOCEM

Taquaritinga X São-Carlense

Catanduva X Mauaense

Independente de Limeira X Manthiqueira


*Melhor 4º campanha dos 5 grupos


Isolado, o Independente de Limeira busca se tornar o primeiro time a vencer a 'Bezinha' por 3 vezes. Foi campeão em 1999 e em 2011.

Pelo segundo título, temos o Flamengo Guarulhos, Mauaense, Taquaritinga, Manthiqueira e o Paulista de Jundiaí. No ano de 1997, o Taquaritinga venceu a tão sonhada 'Bezinha'. O Corvo, foi campeão em 2000. Um pouco mais a frente, temos a equipe da cidade de Mauá, conquistando-a em 2003. Recentemente, Manthiqueira, em 2017 e o Paulista de Jundiaí, em 2019.

Os ademais clubes restantes dos 16 melhores, não possuem títulos desta competição, ou seja, XV de Novembro, Assisense, Mauá, Inter de Bebedouro, USAC, VOCEM, São-Carlense e Catanduva buscam a conquista inédita do Campeonato Paulista Segunda Divisão de 2021.


E para você, quem será o time campeão deste ano? Interaja conosco!


Sobre a CICOM

A CICOM é umas das cooperativas que atuam no estado de São Paulo promovendo o acesso social às habitações. O processo começa com a identificação de um terreno adequado a um projeto habitacional. Na sequência, inicia-se a abertura de cadastramento para que pessoas interessadas se unam com o objetivo de fazer as aquisições dos imóveis. Os cooperados acompanham todas as etapas envolvidas desde o início. Após este processo é desenvolvido o projeto de engenharia e, então, a cooperativa se encarrega de realizar arrecadações entre seus cooperados ou ainda, de buscar crédito e então contratar uma empresa construtora para executar as obras. A cooperativa dispõe hoje de diversos dispositivos de segurança que garantem a confiabilidade no processo, extinguindo mitos e conceitos que antes colocavam em dúvida os investimentos.


Coluna escrita por Pedro Piquetti “Pedruvisk” – Comentarista esportivo e amante do futebol em geral desde 2000.

256 visualizações0 comentário