QUAL DIFERENÇA ENTRE COOPERAR E COMPRAR?

16/09/2019 | Cicom |

QUAL DIFERENÇA ENTRE COOPERAR E COMPRAR?

Saber a diferença entre cooperar e comprar é fundamental, porque pode proporcionar melhores condições de negócio. Em síntese, é comum pensar que são a mesma coisa e confundir-se, porém não é assim que funciona.

.

O cooperativismo é um modelo socioeconômico totalmente alternativo e pode ser aplicado a muitas gamas de negócio. O maior exemplo disso é o ramo habitacional, pois é o mais frequente e acontece há várias décadas.

Certamente que o cooperativismo tem a proposta de proporcionar que as residências tenham custos mais acessíveis. Em seguida, permite que os cooperados consigam pagar menos e, portanto, é uma opção interessante.

Qual a principal a diferença entre cooperar e comprar?

Em primeiro lugar, é fundamental entender que a principal diferença entre cooperar e comprar está no objetivo final. Sendo assim, cooperar não tem a pretensão de ter lucro e, por outro lado, a compra visa lucrar aquele que vende.

A cooperação é conseguir oferecer muito mais vantagens para todos os cooperados desse negócio e condições melhores. Dessa forma, são os próprios cooperados que devem contribuir economicamente para viabilizar o negócio.

A princípio, a meta principal é permitir que a cooperativa possa continuar existindo e tudo com muita democracia. Por outro lado, são também os principais beneficiados e esse tipo de informação é sempre muito importante.

Como se dá a cooperativa?

Em resumo, uma diferença entre cooperar e comprar se dá no tipo de atividade que será executada. Desse modo, torna-se essencial saber mais e obter as informações acertadas, portanto, confira a seguir o que é feito:

·         Pesquisa de terreno;

·         Contratação de profissionais;

·         Busca de crédito.

Existem muitas formas de cooperativas habitacionais e o funcionamento se dá de várias maneiras. Dessa maneira, a seguir dará para entender como que cada uma age e também as nuances inclusas nisso tudo:

·         Cooperativa profissional - É normalmente formada por profissionais, técnicos e trabalhadores do ramo da construção civil. A princípio, a ideia é conseguir construir habitações para si e para o público em geral.

·         Cooperativa mutirão - É integrada por pessoas que acaba por decidir e atuam em mutirões para construir casas para os associados. O trabalho é finalizado quando o ultimo sócio tiver a sua casa pronta.

·         Cooperativa financeira - Uma das modalidades que mais tem crescido e o objetivo é atuar conseguindo financiamentos. Em seguida, a construção de casas é feita e engloba os sócios que participam disso.

Deu para perceber que não é apenas uma diferença entre cooperar e comprar e, sim, várias. Entretanto, as vantagens são maiores e, talvez por essa razão, tantas pessoas têm optado por essa alternativa.

Diferença entre cooperar e comprar: Conclusão

Conforme citado, a cooperativa habitacional tem funções de buscar terrenos que atendam duas necessidades: estar em boa condição e preços baixos. Dessa forma, basta buscar a adesão dos interessados em ter as vantagens.

Do outro lado, é primordial seguir outras funções e trata-se de contratar ou decidir os serviços a serem realizados.

Em síntese, para entender a diferença entre cooperar e comprar, de forma macro, lembre-se do objetivo final. Por consequência, dará para ver que a meta é ajudar e não lucrar, portanto, fica mais simples de diferenciar.

Aproveite para conhecer a Cicom Cooperativa Habitacional. Conheça nossos projetos e adquira sua casa própria sem burocracia. Siga-nos também no Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de todas as nossas novidades.

.

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Assessoria de Imprensa

Ai5 Comunicação e Estratégia

Ligia Gabrielli - Jornalista

Saiba mais
Atendimento ao Sócio-Cooperado

Sede da Cooperativa

Rua Dr. Ramos de Azevedo, 159, CJ 1306, Central Office

Pontos de Atendimento

Av. Gaivota Preta, 201, Jd. Adriana

Guarulhos, SP

Ehy, seu novo Imóvel pode ser Cooperativo!

Calcule seu Potencial de Financiamento agora mesmo!

Portal do Sócio-Cooperado

A CICOM está sempre buscando novas soluções para melhor atendê-los.

Acesse agora mesmo o Portal do Sócio-Cooperado e acompanhe tudo pelo seu Smarthphone, Tablet e/ou PC.

Cooperativa Habitacional CICOM © 2020 | powered by inouWeb